China e Indonésia prometem promover uma comunidade com um futuro compartilhado

0

[

Ao se reunir com o presidente indonésio Joko Widodo em Pequim, na terça-feira, o presidente chinês Xi Jinping expressou a esperança de que os principais projetos de cooperação bilateral, como o projeto ferroviário de alta velocidade Jacarta-Bandung, avancem sem problemas. Além disso, Widodo definiu o projeto da ferrovia de alta velocidade como outro marco da amizade bilateral.

Sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, a China e a Indonésia estabeleceram a direção da construção de uma comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado e estabeleceram um novo padrão de relações bilaterais mediante quatro aspectos (“tração nas quatro rodas”): cooperação política, economia, cultural e marítima.

Xi disse que “a China e a Indonésia estão em estágios de desenvolvimento semelhantes, têm interesses entrelaçados, seguem filosofias e caminhos de desenvolvimento semelhantes e compartilham um futuro intimamente conectado”. Para ele, construir uma comunidade China-Indonésia com um futuro compartilhado é a aspiração e expectativa comuns dos dois povos.

Segundo o presidente, as boas relações sino-indonésias não apenas atendem aos interesses compartilhados de longo prazo dos dois países, mas também têm efeitos positivos e de longo alcance regional e globalmente.

Widodo é o primeiro chefe de estado estrangeiro a visitar a China após os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, e a China é a primeira parada da primeira viagem de Widodo ao Leste da Ásia desde a pandemia.

Laços resilientes e vibrantes 

Apesar dos surtos da COVID-19 e das crescentes incertezas, a China e a Indonésia veem um impulso imparável em sua cooperação e estão preparadas para aprofundar ainda mais sua parceria estratégica abrangente.

Conforme mencionado por Xi durante o encontro, a relação bilateral mostrou grande resiliência e vitalidade nos últimos anos. A China continuou sendo a maior parceira comercial da Indonésia em 2021. De acordo com estatísticas alfandegárias chinesas, o volume de comércio entre os dois lados foi avaliado em USD 124,3 bilhões, com uma taxa de crescimento anual de 58,4%.

Os principais projetos de cooperação, incluindo o Projeto Ferroviário de Alta Velocidade Jacarta-Bandung, o programa de Parques Gêmeos dos Dois Países e os Corredores Econômicos Regionais Abrangentes, refletem a conectividade altamente sinergizada entre o BRI e a estratégia nacional da Indonésia. Assim, os projetos de cooperação produzirão resultados com benefícios mútuos para a recuperação econômica do país e de toda a região.

A cooperação no campo de vacinas também se tornou um novo destaque das relações bilaterais entre os dois países, já que a China está apoiando ativamente a Indonésia na construção de um centro de fabricação de vacinas contra a COVID-19. O centro, por sua vez, ajudará a implementação de vacinas no Sudeste Asiático.

Observando que os dois países são um exemplo de grandes países em desenvolvimento que buscam força por meio da união e da cooperação com benefícios mútuos, Xi também disse a Widodo que o lado chinês está disposto a promover mais pontos de crescimento com a Indonésia, como na economia digital e no desenvolvimento verde.

Contribuição asiática na governança global

A partir de junho, vários fóruns econômicos globais ou regionais de alto nível foram programados em países asiáticos, incluindo a China e a Indonésia, inaugurando um momento asiático devido ao seu papel na governança global.

Na terça-feira, o presidente chinês convocou os dois países a se unirem em solidariedade, cumprir as responsabilidades dos principais países em desenvolvimento, seguir o verdadeiro multilateralismo, manter o regionalismo aberto e contribuir com a sabedoria oriental e a contribuição da Ásia para o desenvolvimento da governança global.

Em junho, a China organizou a cúpula Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). Em novembro, a Indonésia está programada para sediar a cúpula do G20, o Camboja sediará a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) e as conferências relacionadas, e na Tailândia será realizada a reunião dos Líderes Econômicos da APEC.

Diante de uma situação internacional turbulenta, a comunidade internacional está esperando que a Ásia, a maior economia continental, que representa aproximadamente 40% do produto interno bruto do mundo (PIB), desempenhe um papel de liderança na promoção da paz, estabilidade e desenvolvimento na região e no mundo em geral.

Enfrentando as mudanças no mundo que estão se desenrolando de formas nunca vistas antes, a China apresentou a Iniciativa de Desenvolvimento Global e a Iniciativa de Segurança Global, que contribuíram para a abordagem da China em promover a construção de um sistema de governança global mais justo e razoável e ganharam amplo apoio e resposta da comunidade internacional, especialmente dos países asiáticos.

Os dois presidentes também trocaram opiniões sobre a crise da Ucrânia. Eles compartilharam a visão de que a comunidade internacional deve criar condições para conversas de paz, desempenhar um papel construtivo na desintensificação da situação na Ucrânia e estabilização da ordem econômica global e trabalhar juntos para manter a paz e estabilidade duramente conquistadas na região.

Vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=geU4OKcY7-E  

FONTE CGTN

SOURCE CGTN

Read original article here

Denial of responsibility! Genx Newz is an automatic aggregator of the all world’s media. In each content, the hyperlink to the primary source is specified. All trademarks belong to their rightful owners, all materials to their authors. If you are the owner of the content and do not want us to publish your materials, please contact us by email – [email protected]. The content will be deleted within 24 hours.
Leave A Reply

Your email address will not be published.